Saberemos como vencer as aflições

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Jesus não nos isentou das aflições – aflições que vêm de fora para dentro, que nascem dentro de nós, se alojam dentro de nós e aí ficam, aflições ocasionadas por perdas irreparáveis; porque ele desejou que estivéssemos sempre nele. Com a ausência das aflições teríamos a ausência de Jesus em nossa jornada. Isto não seria nada bom, porque, disse ele: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5).

As aflições nos aproximam de Jesus, para que, descansados, possamos fazer alguma coisa; e se não fizermos nada, teremos uma vida inócua. “Tenho-vos dito isto”, tudo o que Jesus disse em seu Evangelho. O que está escrito foi escrito para a chegada da paz em nossos corações. Naquela gloriosa noite do nascimento de Jesus “…apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lc 2.13,14). É isto. Deus deseja a nossa paz.

É horrível sermos cristãos sem paz! A paz pode ajudar em nossas aflições, embora pertençamos à multidão dos aflitos. Ele provou para nós que podemos ter mais paz que aflições: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (Cl 1.20). Também entendemos que pela paz haverá reconciliação e menos aflição.

Às vezes me sinto em grande aflição; sem dormir noites inteiras, pensando em como resolver, em como dar resposta, em como vencer… Às vezes fico impotente diante de algumas decisões, que para alguns são tão fáceis e solucionáveis, e para mim exigem primeiro entrar por um caminho de processo, que considero ser o caminho para não errar. Enquanto labuto por acertar, me aflijo e, descubro que preciso de mais paz para ter bom ânimo, para que aquilo que sempre li – que Jesus venceu o mundo – se torne mais real em minha vida.

Não sei como vencer as aflições no mundo se o próprio Jesus não estiver presente. Mas, pela sua Palavra ele nos ensinará a vencer nas aflições: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros” (Tg 5.16); “exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros” (1Ts 5.11); “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12.10); “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus”, (Ef 5.21). Assim saberemos como vencer as aflições.

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *