Aguarde...

Os gemidos de Rm 8

“...toda a criação geme..., também gememos..., o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”, Rm 8.22,23,26.

A carta aos Romanos foi “escrita por Paulo, provavelmente na cidade de Corinto, Grécia, enquanto ele estava hospedado na casa de Caio e transcrita por um dos Setenta Discípulos, o escriba chamado Tércio de Icônio (...) uma vez que ele estava prestes a viajar para Jerusalém ao escrevê-la, o que corresponde com Atos 20:3, no qual é relatado que Paulo permaneceu durante três meses na Grécia. Isso provavelmente implica Corinto, pois era o local de maior sucesso missionário de Paulo, na Grécia” (Wikipedia). "Roma, a cidade eterna, como era designada, era uma cidade voltada ao prazer a qualquer preço, basta lembrar uma das frases de Júlio César (líder militar e político romano): ‘Quero ser o homem de todas as mulheres, e a mulher de todos os homens’. Quão difícil era viver como cristão em meio a tais circunstâncias. Daí a expressão de gratidão de Paulo pelo estilo de vida da Igreja em Roma, testemunhado pelas igrejas de todo o mundo. Certamente referia-se à fidelidade em meio às tentações a que estavam expostos, como à firmeza na fé frente à sempre presente possibilidade de perseguição; eram tempos de Nero - 54dC - 64dC - primeiro imperador a perseguir os cristãos” (Carta de Paulo aos Romanos, Ariovaldo Ramos). Paulo, conhecedor e participante do ambiente de sofrimento e tentações, encoraja os irmãos romanos, dizendo que, o sofrimento estava presente na criação de Deus e no coração do cristão verdadeiro, conforme vemos:

A criação geme - A vida na criação e seus ciclos naturais ficaram transtornados “por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”, Rm 8:20,21.

Nós gememos - “E não só ela (a criação), mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito (selo e penhor), também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”, Rm 8.23. Temos o entendimento de que o pecado cometido desde o Jardim trouxe a consequência desastrosa de nossa harmonia. Criou-se em nós o elemento da infelicidade, que somente a glorificação dos filhos de Deus, a Igreja, é que fará a reorganização de todas as coisas.

O Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis - Ele participa de nossa infelicidade orando ao Pai por nós, levando-nos a Ele todos os nossos momentos até que chegue a redenção que resultará na libertação de toda a criação. “Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”, Rm 8.26, pois ficamos livres de toda condenação: “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós”, Rm 8.34. Quão importantes somos para Deus!

Deus o abençoe ricamente.


Envie seu comentário

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Ouça agora nossa Rádio!


Receba artigos em seu email!

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Mais Postagens

Comunicado

17 de Novembro de 2022

As Jornadas do Povo de Deus

06 de Outubro de 2022

A jornada do povo de Deus

01 de Agosto de 2022

O Totem da Paz

06 de Julho de 2022

A família

14 de Maio de 2022

A colheita

06 de Maio de 2022

Calendário 2022

04 de Janeiro de 2022

Esta Palavra...

31 de Agosto de 2020

Poderoso Fundamento

23 de Janeiro de 2020

Ele quer ficar conosco...

18 de Janeiro de 2020

Feliz 2020!

01 de Janeiro de 2020

Jesus nasceu

24 de Dezembro de 2019

Depoimentos - II

20 de Dezembro de 2019

Dormindo sobre uma almofada

23 de Novembro de 2019

Depoimentos - I

15 de Novembro de 2019

Um ao outro ajudou

01 de Novembro de 2019

O dia das coisas pequenas

23 de Outubro de 2019

Maria nos dá o exemplo

30 de Julho de 2019

E com ele cearei

24 de Julho de 2019

Junto das Águas

12 de Junho de 2019


Procure no Site

Busque por textos de um mês específico ou que contenham um determinado termo