Aguarde...

Não deixemos a lâmpada apagar-se

“E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor, em que estava a arca de Deus...”, 1Sm 3.3.

Israel perdeu a graça benfeitora do Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó; e como todo pecador perdido, depravou-se; para que aprendêssemos: que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). Tudo porque uma lâmpada muito importante apagou-se! Deus escolheu o jovem Samuel para falar à nação, para que lhe desse ouvidos e praticar seus mandamentos. Embora “ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestado a palavra do Senhor” (verso 7), já estava consagrado ao Senhor. Ele cuidava de lâmpadas, que simbolizavam a majestade da presença divina. Sem dúvida, seu coração estava cheio de zelo e ardor pela luz, pela manifestação de Deus.

Devemos ter a obrigação de a cada dia conhecer melhor ao Senhor e jamais cair no erro dos filhos de Eli, que prevaricaram dentro da casa do Senhor. Eles deram o péssimo exemplo de pessoas depravadas. Satanás, com seus mensageiros, tentam desgraçar o povo de Deus. Foi assim que conseguiu derrubar Israel - mas não Samuel. Ainda leigo no conhecimento, o jovem conservou seu coração purificado para ser leal ao Senhor. Israel, com a Lei, os estatutos, os mandamentos, não conservou sua integridade. O coração do povo estava denegrido, “...estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor...”. As lâmpadas eram acesas e apagadas todos os dias e todas as noites. Parece-nos que o verso fala mais no âmago de nossa alma. Por um momento esquecemos que se tratava de uma lâmpada literal, para nos lembrarmos de uma situação precária. Antes que o mal acontecesse, “o Senhor chamou a Samuel...” (verso 4). Somente deu tempo de responder: “Fala, porque o teu servo ouve” (verso 10) para apagar-se a lâmpada. E a lâmpada se apagou.

Os acontecimentos seguintes foram trágicos à nação. Houve o pior: a arca de Deus foi roubada! O símbolo da comunhão e da presença de Deus não estava mais no meio do povo! Sozinho ficou o jovem Samuel, ouvindo os juízos de Deus: “Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas” (verso 11). Bem disse o Senhor: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11). Exceto Samuel, ninguém guardou nada. Houve mortes, houve horrores, dor lancinante, muito choro. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio, mas o seu prazer é a nossa comunhão, nossa lealdade, nossa fidelidade.

Lâmpada apagada - envelhece-se nossa alma, e assim perdemos a formosura do Senhor. Perde-se o prestígio e a confiança; perde-se a salvação. Perde-se o valor espiritual, o valor da eternidade. Ficamos a zero.

Lâmpada apagada - é um mal fatal. Infelizmente, um mal fatal. Não deixemos a lâmpada da presença do Senhor apagar-se em nosso meio!

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues


Envie seu comentário

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Ouça agora nossa Rádio!


Receba artigos em seu email!

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Mais Postagens

Feliz 2023!

01 de Janeiro de 2023

Calendário 2023

29 de Dezembro de 2022

História do Hino Noite de Paz

24 de Dezembro de 2022

As Jornadas do Povo de Deus

06 de Outubro de 2022

A jornada do povo de Deus

01 de Agosto de 2022

O Totem da Paz

06 de Julho de 2022

A família

14 de Maio de 2022

A colheita

06 de Maio de 2022

Calendário 2022

04 de Janeiro de 2022

Esta Palavra...

31 de Agosto de 2020

Poderoso Fundamento

23 de Janeiro de 2020

Ele quer ficar conosco...

18 de Janeiro de 2020

Feliz 2020!

01 de Janeiro de 2020

Jesus nasceu

24 de Dezembro de 2019

Depoimentos - II

20 de Dezembro de 2019

Dormindo sobre uma almofada

23 de Novembro de 2019

Depoimentos - I

15 de Novembro de 2019

Um ao outro ajudou

01 de Novembro de 2019

O dia das coisas pequenas

23 de Outubro de 2019

Maria nos dá o exemplo

30 de Julho de 2019

E com ele cearei

24 de Julho de 2019

Junto das Águas

12 de Junho de 2019


Procure no Site

Busque por textos de um mês específico ou que contenham um determinado termo