Aguarde...

Acessando o Salmo 23 – Parte 07

acessando

(Mensagem/estudo)

REFRIGÉRIO E JUSTIÇA - verso 3 (a)

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”, Sl 23.3

I - O REFRIGÉRIO DO BOM PASTOR

1. Amor e refrigério para a alma cansada - A raça humana, desde o princípio, em sua queda, passou a sofrer todos os males da sua desobediência. O pecado escravizou os homens, e as coisas criadas. Em Jo 3.6 diz que “o que é nascido da carne é carne” (não nascido do Espírito), sem a possibilidade humana de redenção. O Senhor sempre pretendeu a redenção do homem. A pele do primeiro animal morto foi usada para vestir a Adão e Eva; morto em sua inocência, nada tinha a ver com a desobediência humana, estava sendo sinal de redenção. Esse sinal veio a manifestar-se constantemente através dos milênios. O Filho de Deus, Jesus, entrou no cenário humano, tomou o lugar do pecador, derramou sangue inocente para vestir os homens com vestidos de salvação. Enquanto não reconhecer que o remédio está no Senhor, o homem jamais encontrará satisfação em sua vida espiritual. Morrerá sem ter experimentado a verdadeira felicidade. Será uma alma cansada, triste, perdida. Muitos sufocam os seus sofrimentos nas ilusões.

O verso fala daquele que recebeu o seu Pastor como aquele que refrigera e guia a sua alma. Fala daquele que tem uma alma crente, que tem fé em Deus e que põe no Senhor toda a confiança. No entanto pode ainda passar por dificuldades espirituais; características dos peregrinos que ainda não estão no Céu, mas que para lá se dirigem. O peregrino sabe que Deus pode, deseja e está pronto a dar-lhe refrigério. Sabe que Deus pode curá-lo e salvá-lo. Diz o Salmo 42.5: “Porque estás abatida, ó minha alma, e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”. Nisto observamos o amor do Bom Pastor, Jo 3.16.

2. O refrigério da alma - O que diz a Palavra sobre refrigério: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor”, At 3.19. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus”, 2 Co 1.3,4. “Descansa no Senhor e espera nele”, Sl 37.7. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”, Is 40.31. “Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor”, Sl 31.24.

Como são lindas as fontes da salvação! Suas águas são puras e sem contaminação! Todos podem beber, sem medo, sem receio, confiando sempre. Aos cansados, o Senhor refrigera, porque o bom Pastor só faz o melhor pelas suas ovelhas!

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues


Envie seu comentário

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Ouça agora nossa Rádio!


Receba artigos em seu email!

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Mais Postagens

Comunicado

17 de Novembro de 2022

As Jornadas do Povo de Deus

06 de Outubro de 2022

A jornada do povo de Deus

01 de Agosto de 2022

O Totem da Paz

06 de Julho de 2022

A família

14 de Maio de 2022

A colheita

06 de Maio de 2022

Calendário 2022

04 de Janeiro de 2022

Esta Palavra...

31 de Agosto de 2020

Poderoso Fundamento

23 de Janeiro de 2020

Ele quer ficar conosco...

18 de Janeiro de 2020

Feliz 2020!

01 de Janeiro de 2020

Jesus nasceu

24 de Dezembro de 2019

Depoimentos - II

20 de Dezembro de 2019

Dormindo sobre uma almofada

23 de Novembro de 2019

Depoimentos - I

15 de Novembro de 2019

Um ao outro ajudou

01 de Novembro de 2019

O dia das coisas pequenas

23 de Outubro de 2019

Maria nos dá o exemplo

30 de Julho de 2019

E com ele cearei

24 de Julho de 2019

Junto das Águas

12 de Junho de 2019


Procure no Site

Busque por textos de um mês específico ou que contenham um determinado termo