Aguarde...

Acessando o Salmo 23 - Parte 01

acessando

(Mensagem/estudo)

INTRODUÇÃO (a)

O Salmo 23, a literatura mais conhecida do mundo, trata do Cristo sacrificado, sepultado e ressuscitado. Seu rebanho, os filhos, são o maior alvo de seu amor, de maneira que o Salmo expressa o coração de Deus inclinado a eles. Fala de provisão, direção e comunhão. Tem consolado muitos corações em meio às provações. Em cada verso há uma mensagem de consolação; sempre terá o que ensinar, sendo um manancial inesgotável. Certo autor dá a seguinte divisão ao precioso Salmo: a) O Pastor e as Ovelhas, versos 1 e 2; b) O Guia e o Viajante, versos 3 e 4; e c) O Hospedeiro e o Hóspede, versos 5 e 6. Davi, quando o compôs, ou encontrava-se cuidando das ovelhas de seu pai, ou quando idoso, no final de seu reinado em Israel. Tinha em mente o tempo em que era humilde pastor, e que, por ordenação divina, se tornara da nação o seu mais querido dirigente.

O pastor e as ovelhas - Um dos quadros mais amados da Bíblia é o do pastor de ovelhas com seu rebanho. O pastor de ovelhas do Oriente geralmente era o filho do dono dos rebanhos. Não recebia salário regular (Jo 10). Costumava vaguear por lugares distantes dos povoados. Levava uma vida solitária, conduzindo o rebanho à procura de pastagens verdes. Pela manhã tirava as ovelhas do aprisco - uma rústica construção de pedras. A ovelha, por natureza, não sabe procurar alimento. O pastor escolhia o alimento. Ao meio-dia ele fazia o rebanho descansar perto de águas calmas, sabendo que nenhuma ovelha bebe água turbulenta. Não permitia que nada lhes faltasse. No momento em que Jacó chegou nas propriedades de Labão, removeu a pedra da boca de um poço, Gn 29, uma tampa que impedia a entrada de areia. Moisés também ajudou as filhas de Jetro, colocando água nos bebedouros. Os poços, como os de Berseba, os ribeiros, eram preciosos recursos naturais e centros de pastagens e de encontro de rebanhos, que se misturavam. Na hora de se separarem cada ovelha ao ouvir a voz de seu pastor, seguia-o.

Um pastor de ovelhas podia ter uma boa ou má fama. Era testado o seu jeito de pastorear quando conduzia o rebanho através de plantações e não permitir que devorassem as lavouras. Na entrada do verão os campos dos vales se secavam, daí os pastores levarem seus rebanhos aos lugares mais altos, às montanhas, à procura de uma boa pastagem. Com o cajado, conduzia a ovelha, fazendo-a andar junto do rebanho. Com a vara, ou bordão, matava lobos, leões e ursos. O pastor também fazia uso de uma funda. Assim, o rebanho sentia-se confiante e protegido.

O pastor tinha habilidade para encontrar comida pelos campos e montes, mesmo entre pedras ou espinhos, de maneira que preparava uma “mesa”, arredando empecilhos, limpando aqui e ali. À tarde, ou à noite (quando não fazia vigílias nos campos), de volta ao aprisco, o pastor contava todas as ovelhas, fazendo-as passar sob a vara, pela porta, a observar uma por uma, Lv 27.32; Jr 33.13; Ez 20.37.

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues

(Continua)

 


Envie seu comentário

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Ouça agora nossa Rádio!


Receba artigos em seu email!

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Mais Postagens

Feliz 2023!

01 de Janeiro de 2023

Calendário 2023

29 de Dezembro de 2022

História do Hino Noite de Paz

24 de Dezembro de 2022

As Jornadas do Povo de Deus

06 de Outubro de 2022

A jornada do povo de Deus

01 de Agosto de 2022

O Totem da Paz

06 de Julho de 2022

A família

14 de Maio de 2022

A colheita

06 de Maio de 2022

Calendário 2022

04 de Janeiro de 2022

Esta Palavra...

31 de Agosto de 2020

Poderoso Fundamento

23 de Janeiro de 2020

Ele quer ficar conosco...

18 de Janeiro de 2020

Feliz 2020!

01 de Janeiro de 2020

Jesus nasceu

24 de Dezembro de 2019

Depoimentos - II

20 de Dezembro de 2019

Dormindo sobre uma almofada

23 de Novembro de 2019

Depoimentos - I

15 de Novembro de 2019

Um ao outro ajudou

01 de Novembro de 2019

O dia das coisas pequenas

23 de Outubro de 2019

Maria nos dá o exemplo

30 de Julho de 2019

E com ele cearei

24 de Julho de 2019

Junto das Águas

12 de Junho de 2019


Procure no Site

Busque por textos de um mês específico ou que contenham um determinado termo