O quadro “Mãos em Prece”

Mosemprece

O autor do conhecido quadro que representa duas mãos postas em prece chama-se Albrecht Düerer (1471-1528), um dos maiores artistas da Idade Média e Renascença.

Alberto tinha um grande amigo, pobre como ele, com quem fez pacto de honra, para que ambos estudassem pintura. Um trabalharia, enquanto outro iria lidar com a palheta e os pincéis.

Por insistência, Alberto foi o primeiro a estudar. Findo o estudo, Düerer pôde custear as despesas do amigo. Este notou que os anos e o trabalho árduo lhe tinham roubado a destreza.

Certo dia, desanimado, ergueu as mãos em prece, orando a favor da carreira de Alberto. Foi quando Alberto, aproximando-se ouviu a voz do amigo que se encontrava ajoelhado com as mãos erguidas, e, profundamente comovido firmou naquela hora a seguinte resolução: “Jamais poderei devolver a essas mãos a agilidade que perderam; posso, porém, demonstrar ao mundo a gratidão que sinto pelos meus amigo. Pintarei essas mãos tais como as vejo agora; poderá ser que ao vê-las os homens apreciem o que elas fizeram por mim”.

O quadro ficou famoso pelos séculos seguintes (Mensagem extraída de um cartão postal).

Muito mais do que isto fez Jesus. Ele mesmo disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”, Mt 11.28.

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *