Guardando a Palavra

guard

(Mensagem)

“Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos”, Pv 7.1.

O Senhor Deus tem sobre nós um grande afeto aos nos chamar de filhos. Sim, Ele nos trata de filhos porque dele fomos gerados, e todo filho tem um dever sacro a cumprir: obedecer aos mandamentos de seu pai. Nosso Pai celeste transmite os seus mandamentos, e pede que guardemos e escondemos suas palavras. Guardar a Palavra de Deus não é o mesmo que guardar a Bíblia para não abri-la mais; é guardar o que está escrito para praticá-la durante toda a vida, porque enquanto vivermos, em juventude ou velhice, a condição de filho permanece. Esconder os seus mandamentos não é torná-los ocultos a ponto de não sabermos onde estão. Guardar e esconder a Palavra são os maiores deveres que um filho obediente possa cumprir. Podemos colher algo bom em guardarmos a Palavra? Veja o que podemos colher, guardando-a:

Podemos exemplificar com o Sl 25.10, tomando como referência, dentre outras, para conhecermos no que resulta em guardarmos a Palavra de Deus. Diz: “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos”. No que resulta? Resulta em misericórdia e verdade. Portanto…

O que podemos saber na Palavra de Deus acerca da misericórdia? Misericórdia é benignidade, bondade, compaixão de Deus. Consola-nos saber que a misericórdia verdadeira vem de Deus, Gn 43.14; que ele tem misericórdia de nós, Sl 51,1; que as suas misericórdias são muitíssimas, 1Cr 21.13; que a sua misericórdia é eterna, Sl 100.5; que é a causa de não sermos consumidos, Lm 3.22. Também…

O que podemos saber na Palavra de Deus sobre a verdade? A verdade é a conformação da afirmativa com a realidade dos fatos. Na Palavra, é Jesus em pessoa, a expressão do que Deus é, conforme Jo 14.6, e também conhecer a Jesus, como diz em Jo 8.32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

Nosso Pai bondoso, de coração amoroso, pede que guardemos suas palavras e seus mandamentos. Guardar a Palavra é conservar no coração toda a Verdade, é vigiar para que da Verdade nada se perca. Em Apocalipse encontramos Jesus pedindo-nos que seja guardado algo muito importante: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”, capítulo 3, versículo 11. No versículo 10 do mesmo capítulo, está a recompensa a quem guardou a palavra: “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra”, Ap 3.10. Poderá ser compensador guardarmos a Palavra de Deus? Medite nisto!

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *