Aguarde...

Acessando o Salmo 23 – Parte 10

acessando

(Mensagem/estudo)

A PRESENÇA DE DEUS E O SEU CONSOLO - verso 4 (b)

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”, Sl 23.4

II - A CONSOLAÇÃO DO BOM PASTOR

1. O significado da vara do pastor. A vara, um pedaço de galho de árvore, de tamanho curto, para o pastor era uma arma de defesa. A vara fala de proteção, fala de autoridade, fala de disciplina, que é poder ou autoridade de Deus, Ex 21.20; Jó 9.34. Com a vara o pastor mata ou afugenta os animais sanguinários. O Salmo 59.16,17 diz: “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã, louvarei com alegria a tua misericórdia, porquanto tu foste o meu alto refúgio e proteção no dia da minha angústia. A ti, ó fortaleza minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha defesa, é o Deus da minha misericórdia”. Proteger é tomar a defesa de alguém. Para tanto, devemos amar ao Senhor, amar a Sua Palavra, para que sejamos alvo das misericórdias do Senhor nos dilemas de nossa vida. Pv 4.6 diz: “Não desampares a sabedoria (a Palavra), e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará”. Com a ajuda do Espírito Santo, podemos sim, guardar a Palavra de Deus e recebermos dele sua defesa.

2. O significado do cajado. O cajado fala de apoio, fala de amparo. O cajado, um bordão usado pelo pastor, tinha a extremidade superior curva em forma de gancho, que servia para trazer a ovelha para junto de si, ou para removê-la de lugares perigosos, nos casos em que enveredava por outro caminho que não era o que o pastor traçara. Quando o povo de Deus, Israel, estava agindo com pecados terríveis contra o Senhor, o Senhor mesmo disse em visão a Isaias: “Porque eis que o Senhor Deus dos Exércitos tirará de Jerusalém e de Judá o bordão (sustento) e o cajado (apoio)”, Is 3.1. Como lidar, dar sustento, dar apoio a alguém, ou a um povo rebelde às palavras da vida eterna, se o coração de ambos está voltado para a desobediência? Se estivermos com Jesus, Ele cuida de nós, nos vales, ou em que situação nos encontrarmos, seja favorável ou não! O Salmo 71.6 diz: “Por ti tenho sido sustentado desde o ventre”. O Salmo 40.17 diz: “Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus”. O Salmo 38.21,22 diz: “Não me desampares, Senhor; meu Deus, não te alongues de mim. Apressa-te em meu auxílio, Senhor, minha salvação”.

A vara e o cajado de nosso Bom Pastor nos trazem consolações nas horas de aflição. A consolação do Senhor é um alívio para a nossa dor. “Como alguém que sua mãe consola, assim eu vos consolarei”, Is 63.13(a). Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados”, Mt 5.4. Nos vales da sombra da morte somos provados. Como a morte é um inimigo vencido, nos vales mesmo, Deus nos dá o livramento. O Senhor deu livramento aos três jovens judeus na fornalha. O Senhor deu livramento a Daniel, na cova dos leões (veja a história no livro de Daniel).

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues


Envie seu comentário

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Ouça agora nossa Rádio!


Receba artigos em seu email!

Você preencheu os seguintes dados:

Ao enviar estes dados, você concorda em fornecê-los ao site. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Mais Postagens

Comunicado

17 de Novembro de 2022

As Jornadas do Povo de Deus

06 de Outubro de 2022

A jornada do povo de Deus

01 de Agosto de 2022

O Totem da Paz

06 de Julho de 2022

A família

14 de Maio de 2022

A colheita

06 de Maio de 2022

Calendário 2022

04 de Janeiro de 2022

Esta Palavra...

31 de Agosto de 2020

Poderoso Fundamento

23 de Janeiro de 2020

Ele quer ficar conosco...

18 de Janeiro de 2020

Feliz 2020!

01 de Janeiro de 2020

Jesus nasceu

24 de Dezembro de 2019

Depoimentos - II

20 de Dezembro de 2019

Dormindo sobre uma almofada

23 de Novembro de 2019

Depoimentos - I

15 de Novembro de 2019

Um ao outro ajudou

01 de Novembro de 2019

O dia das coisas pequenas

23 de Outubro de 2019

Maria nos dá o exemplo

30 de Julho de 2019

E com ele cearei

24 de Julho de 2019

Junto das Águas

12 de Junho de 2019


Procure no Site

Busque por textos de um mês específico ou que contenham um determinado termo