De Charles Chaplin

De Charles Chaplin

“O Grande Ditador”, dirigido por Charles Chaplin, é um filme americano de 1940, do gênero comédia dramática e sátira crítica. Satiriza o nazismo, o fascismo e seus representantes, Adolf Hitler e Benito Mussolini. De todos os filmes de Chaplin, foi o primeiro a ser produzido com áudio. Na data os Estados Unidos ainda não tinham entrado na Segunda Guerra Mundial. No final do filme encontramos O Grande Ditador em seu eloquente discurso:

“O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

“A cobiça envenenou a alma dos homens… levantou no mundo as muralhas do ódios… e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

“Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

“Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e crueis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

“Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido”.

(“O Último discurso”, do filme O Grande Ditador)

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *