Acessando o Salmo 23 – Parte 09

acessando

(Mensagem/estudo)

A PRESENÇA DE DEUS E O SEU CONSOLO – verso 4 (a)

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”, Sl 23.4

I – OS VALES SOMBRIOS E A PRESENÇA DE DEUS

Segundo os escritos antigos, o vale da sombra da morte era o caminho que ia de Jerusalém para Jericó, conhecido como “A Ladeira do Sangue”, citado por Davi, e por Jesus na parábola do Bom Samaritano, onde malfeitores atacavam os viajantes. Canaã é uma terra de muitos vales, Dt 11.11; embora belos, rebanhos inteiros podiam ser atacados por lobos, leões ou ursos. Eram ricos em fontes, Dt 8.7; Is 41.18; em rochas e cavernas, Jó 36.6; Is 57.5; em árvores, 1Rs 10.27; em lírios, Ct 2.1; pombas e corvos, Ez 7.16; Pv 30.17. Eram cultivados e frutíferos, 1Sm 6.13; Sl 65.13. Além de representar as aflições da vida e a própria morte, representam também a Igreja, Ct 6.11; as tendas de Israel, Nm 24.6; a renovação de todas as obstruções ao Evangelho, Is 40.4; Lc 3.5.

1. Lugar onde não há temor. Aqui no verso, o Bom Pastor está sempre presente, olhando o seu rebanho, e nós, o rebanho seu, olhando para Ele: “Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”, Is 45.22. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé”, Hb 12.2 a. Desta forma não temeremos, quando passarmos pelos vales sombrios.

Moisés foi um homem muito usado por Deus em levar o povo de Deus para a terra prometida. Conduziu Israel por lugares perigosos. Quando perseguido pelos exércitos de Faraó, diante de um grande obstáculo, o mar Vermelho, Moisés disse ao povo: “Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará”, Ex 14.13. O Salmo 118.6 diz: “O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem”. Is 41.10 diz: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”, Is 41.10. “Porque contigo entrei pelo meio de um esquadrão e com o meu Deus saltei uma muralha”, Sl 18.29. Muitas coisas podem nos assombrar pelos vales sombrios, mas Jesus sempre nos dará a vitória.

2. O Pastor está presente. É certo que o rebanho será protegido de todo o mal. É certo que ele, por causa de sua presença em nosso meio, no meio da igreja, dentro de nosso lar, em nossos corações, seremos guardados. O Salmo 121 diz: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”.

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *