Acessando o Salmo 23 – Parte 07

acessando

(Mensagem/estudo)

REFRIGÉRIO E JUSTIÇA – verso 3 (a)

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”, Sl 23.3

I – O REFRIGÉRIO DO BOM PASTOR

1. Amor e refrigério para a alma cansada – A raça humana, desde o princípio, em sua queda, passou a sofrer todos os males da sua desobediência. O pecado escravizou os homens, e as coisas criadas. Em Jo 3.6 diz que “o que é nascido da carne é carne” (não nascido do Espírito), sem a possibilidade humana de redenção. O Senhor sempre pretendeu a redenção do homem. A pele do primeiro animal morto foi usada para vestir a Adão e Eva; morto em sua inocência, nada tinha a ver com a desobediência humana, estava sendo sinal de redenção. Esse sinal veio a manifestar-se constantemente através dos milênios. O Filho de Deus, Jesus, entrou no cenário humano, tomou o lugar do pecador, derramou sangue inocente para vestir os homens com vestidos de salvação. Enquanto não reconhecer que o remédio está no Senhor, o homem jamais encontrará satisfação em sua vida espiritual. Morrerá sem ter experimentado a verdadeira felicidade. Será uma alma cansada, triste, perdida. Muitos sufocam os seus sofrimentos nas ilusões.

O verso fala daquele que recebeu o seu Pastor como aquele que refrigera e guia a sua alma. Fala daquele que tem uma alma crente, que tem fé em Deus e que põe no Senhor toda a confiança. No entanto pode ainda passar por dificuldades espirituais; características dos peregrinos que ainda não estão no Céu, mas que para lá se dirigem. O peregrino sabe que Deus pode, deseja e está pronto a dar-lhe refrigério. Sabe que Deus pode curá-lo e salvá-lo. Diz o Salmo 42.5: “Porque estás abatida, ó minha alma, e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”. Nisto observamos o amor do Bom Pastor, Jo 3.16.

2. O refrigério da alma – O que diz a Palavra sobre refrigério: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos de refrigério pela presença do Senhor”, At 3.19. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus”, 2 Co 1.3,4. “Descansa no Senhor e espera nele”, Sl 37.7. “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”, Is 40.31. “Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor”, Sl 31.24.

Como são lindas as fontes da salvação! Suas águas são puras e sem contaminação! Todos podem beber, sem medo, sem receio, confiando sempre. Aos cansados, o Senhor refrigera, porque o bom Pastor só faz o melhor pelas suas ovelhas!

Deus o abençoe ricamente.

Isac Rodrigues

Cevide

View more posts from this author

Compartilhe em sua rede social, blog ou site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *